sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



A Elegância Profissional



Alexandre Aragão de Albuquerque



No segundo semestre de 2012 tivemos como foco de nossa ação empresarial a busca da excelência profissional. Em cada segunda-feira refletimos com nossos colaboradores e colaboradoras alguns textos que nos levavam a ampliar nossa compreensão da nossa profissão, identificando caminhos que nos conduzem ao aperfeiçoamento de nossos talentos.

Escolhemos como último tema a ser abordado a ELEGÂNCIA.

O que significa ser um profissional elegante?

A elegância é definida como sendo “uma disposição marcada pela harmonia e leveza nas formas de expressão e ação, por meio de procedimentos de cortesia, gentileza, decoro, educação e fineza na escolha das palavras e gestos, e no modo como dispô-los na relação com os outros”.

Esse comportamento é possível de ser detectado. Pessoas elegantes são aquelas que preferem elogiar e não criticar; escutar mais do que falar, principalmente ao evitar assuntos constrangedores e fofocas que sempre têm como resultado a humilhação de quem se fala, que geralmente sempre está ausente e não tem a possibilidade de se defender.

Uma pessoa elegante não joga para plateia, carrega dentro de si esse valor e procura aprimorá-lo dia após dia, pois ser elegante é possuir uma visão generosa da vida, procurando estar nela de forma solidária e afetuosa.

Um profissional elegante não á agitado, é tranquilo. Realiza sua missão com ardor e leveza.

A elegância tem a ver com aqueles pequenos gestos cotidianos. Ela se reveste de três palavras fundamentais: “Por favor”, “Obrigado” e “Desculpe-me”.

Uma pessoa elegante, por meio de sua sensibilidade amorosa, é capaz de perceber o bem invisível existente nas pessoas e nas coisas, reconhecendo os valores que o outro possui como criação de Deus. De fato, o amor é capaz de transformar os corações e as mentes, curar mágoas, sarar cicatrizes.

Consequentemente, ser elegante é saber renascer todos os dias, vendo as mesmas pessoas e coisas sempre com olhos novos.

Ser elegante é saber sorrir. Falar aos outros com simpatia, escutando com atenção o que os outros têm a dizer.  É saber sorrir de si mesmo, sem “descontar” nos outros os problemas que enfrenta, mas sabendo partilhá-los de forma madura, serena e construtiva.

Ser elegante é saber falar suavemente, sem aumentar o tom da voz. É saber a hora de calar. É estar sempre atento ao que ocorre em seu ambiente.

Um profissional elegante é um ser humano sensível, que tem consciência do seu talento e dos seus limites.

Procura aperfeiçoar-se dia após dia, para poder ser sempre mais um ser humano melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário